Outlook.com

Quando a Google decidiu acabar com o Apps for Business fiquei surpreendido pela negativa  e pensei comigo mesmo que acabava assim a possibilidade de uma PME poder ter o seu email e documentação corporativa a custos baixos (bastava o custo com o registo do domínio próprio) e assente numa excelente plataforma que é o Gmail e Google Docs.

E alternativas? Sempre houve. Não com o toque mágico da Google pelo que havia sempre algum senão… ou o design, ou a implementação ou limites de utilização, havia sempre algo que deixava-me desiludido quando me lembrava de todas as features do Apps for Business.

Após ter passado por algumas más experiências, onde fui encontrar a resposta à altura das necessidades? No lugar menos provável… Nada mais nada menos que na Microsoft! Ah pois é! Como mudaram os tempos… E ao mesmo tempo que tenho tudo o que tinha na Google  ainda tenho um bom argumento a favor que é poder criar até 50 caixas de correio corporativo (na Google o limite eram 10 para a subscrição gratuita).

Vamos então configurar o nosso domínio com e-mails corporativos? Vamos! 🙂

Condição: Ter um domínio próprio registado e credenciais de acesso ao portal de configuração dos DNS. Temos excelentes provedores de domínio em Portugal, como a Amen ou a Claranet, entre outros mas podemos usar um qualquer do mundo inteiro. Uma subscrição básica funciona.

Vamos a este sitio da Microsoft  e registamos o nosso domínio:

outlook01

Clicamos em Continue e criamos uma conta (ou podem usar uma conta Microsoft existente)

Outlook02

E assim, após clicar novamente em Continue, na página seguinte já nos podemos autenticar…

Em seguida vamos a este sitio e verificamos que o nosso domínio já se encontra criado mas não está verificado:

Outlook03

Clicamos no domínio e vemos alguns dados que teremos que inserir no nosso provedor de domínio, nas configurações DNS. Só o primeiro (Mail setup) é que é obrigatório mas aconselho que insiram também o Server trust.

Após termos realizado essa operação clicamos em Refresh para verificar se tudo está bem:

Outlook04

E pronto! Já podemos criar até 50 caixas de correio personalizadas para os colaboradores da empresa com um registo básico, muito espaço e portabilidade. Por falar em portabilidade, que tal configurar um acesso ao email estilo http://webmail.dominio.pt??? Ou http://documentos.dominio.pt? Sim, a Microsoft permite… Clicamos em Custom Adresses e adicionamos o que pretendemos. Teremos que voltar ao painel DNS do nosso provedor de domínio e configurar como pedido no painel da Microsoft. Caso pretendamos usar o Outlook ou Thunderbird ou até configurar o nosso telemóvel podemos usar a seguinte configuração:

Tipo de conta – POP3

POP3 Server – pop-mail.outlook.com

SSL/TLS na porta 995

Tipo de conta – IMAP

IMAP Server – imap-mail.outlook.com

SSL/TLS na porta 993

SMTP Server (envio)

SMTP Server – smtp-mail.outlook.com

STARTTLS na porta 587

Em conclusão, o serviço oferecido pela Microsoft não é uma alternativa à Google Apps for Business mas sim outra solução! Se a Google perde com isto? O tempo o dirá mas que o utilizador que precisa de uma solução rápida económica e eficaz para o seu email corporativo é que fica claramente a ganhar! Bravo Microsoft!

%d bloggers like this: