DNS dinâmico num servidor Ubuntu/Debian?

Viva

Desde que o famoso dyndns deixou de ser gratuito no verdadeiro sentido da palavra que tenho sofrido algumas dores de cabeça pois mesmo fazendo login no site de 30 em 30 dias, há hosts que “misteriosamente” expiram pelo que tenho que andar a reconfigurar o serviço novamente, correndo o risco de entretanto ver o meu nome de host ser registado por outra pessoa…

Recentemente mudei de provedor deste tipo de serviço e tenho usado nas configurações novas o servidor de nomes seguinte:

http://www.dnsdynamic.org/

Não tem limite de hosts e oferece um atualizador via browser ou um script automático  mas… e como configurar na consola do nosso servidor  Ubuntu/Debian?

Embora pra consola! 😀

Começamos por instalar o programa:

sudo apt-get install ddclient

Caso já esteja instalado podemos reconfigurar com o seguinte comando:

 dpkg-reconfigure ddclient

No primeiro ecrã vai nos pedir para escolher o serviço. Escolhemos a última opção “Outro” ou “Other” caso seja em inglês.

No segundo ecrã vai nos perguntar qual o provedor do serviço. Devemos escrever “www.dnsdynamic.org”.

No terceiro ecrã escolhemos a opção “dyndns2”.

Nos dois ecrãs seguintes escrevemos o email de registo e a respetiva palavra-passe.

Por fim escolhemos a placa de rede que está ligada ao nosso router, por norma eth0. Caso seja wifi em princípio será wlan0.

No ecrã seguinte vai nos pedir para escrever o nome dinâmico que queremos que fique sempre atualizado para o IP externo da máquina (e que registámos no sítio).

Por último escolhemos “não” na pergunta se a ligação é sobre “ppp” e “sim” para correr o serviço automaticamente. Também pede para configurar o intervalo de tempo para verificar se o IP externo mudou. “5m” basta.

Se formos ao painel de gestão no DNSDynamic verificamos que o nosso IP está atualiz… hey! Aparece lá o IP interno do nosso server e isso está errado!!! Vamos corrigir? 😀 Na consola editamos o seguinte ficheiro:

sudo nano /etc/ddclient.conf

Procuramos a linha “use=if, if=eth0” e substituímos por “use=web, web=checkip.dyndns.org”

Salvamos as alterações e executamos o seguinte comando:

sudo service ddclient restart

Em seguida executamos um último comando:

sudo ddclient

Se tudo correu bem veremos a palavra SUCCESS e o IP externo atualizado.

E pronto, temos o nosso dynip configurado e quem sabe… “para sempre”? 😉

Cumprimentos

Anúncios