Novo disco num servidor Linux

Por vezes temos o nosso servidor Linux todo configurado e a funcionar direitinho que até esquecemos onde está mas um dia reparamos que estamos a ficar sem espaço… Compramos um disco novo, instalamos fisicamente e… e agora? 😀 Como o particionamos na consola???

tux_question

As instruções que se seguem só terão sucesso com direitos administrativos, como root ou com o respectivo sudo antes de cada comando. Alerto para o facto de em caso de erro poderem perder informação! Façam apenas com absoluta certeza dos passos que estão a tomar!

1 – Listamos todos os nossos discos com o seguinte comando:

fdisk -l

No meu caso obtive o seguinte resultado:

fdisk_l

Tenho portanto dois discos, o de 40GB (SDA) que já existia e o de 80GB (SDB)  que é o que vamos configurar. Neste caso ele já vinha particionado mas é indiferente pois quero formatá-lo e testar para que não tenha surpresas desagradáveis no futuro.

2 – Usamos o seguinte comando para o particionar:

cfdisk /dev/sdb

CFDISK

Primeiro verificamos que estamos no disco correto e só depois podemos usar as ferramentas que estão no fundo do ecrã (alterar a escolha com as setas <- e -> e selecionar com a tecla “Enter“) . Neste caso criei uma única partição, com o espaço total do disco.

Com o processo terminado podemos formatar a partição criada. Se o disco for o “SDB” cada partição criada será SDB1, SDB2, etc.

3 – Formatamos a nossa nova partição com o seguinte comando:

mkfs -c -t ext4 /dev/sdb1

Aguardamos que a formatação e verificação terminem e já temos o nosso disco pronto para ser “montado” no sistema. No meu caso eu quero montar o disco numa pasta chamada “mp3” onde vou guardar todas as minhas músicas para depois ouvir numa página Web 😀

4 – Criamos a pasta primeiro:

mkdir /mp3

Já temos a nossa pasta pronta montar lá o nosso SDB1!

Como eu quero que o disco seja montado automaticamente no arranque do servidor vou recorrer a um ficheiro de nome fstab.

5 – a) Antes de editar o fstab quero saber o ID do disco. Vai ser com isso que vou identificar o nosso disco novo na tabela fstab! Começo por executar o seguinte comando:

blkid

blkid

b) Copio os valores ente aspas do nosso SDB1

c) Edito a tabela com o comando:

nano /etc/fstab

FSTAB

Acrescentei o que está sombreado. Comecei por identificar o disco (comentado com #) e na linha debaixo inseri o UUID, seguido do ponto de montagem (/mp3), o tipo de ficheiro (ext4) e por fim as permissões de acesso e opções. Atentem que separei os valores com a tecla TAB e não com a de espaços. Não esquecer de guardar o ficheiro, reiniciar e, se tudo estiver correto, o nosso novo disco ficará ao serviço do nosso servidor! Resta copiar para lá a informação pretendida e dar as respectivas permissões de acesso.

Cumprimentos!

Anúncios