SSH ao Raspberri

Um dia destes ao falar com um amigo meu que tinha comprado um raspberry, perguntei todo entusiasmado o que já tinha feito quando ele triste me responde que “dá muito trabalho escrever o comboio de comandos que aparecem nos artigos!”
Bom, sei que isto parece estranho de dizer mas os maluquinhos de Linux são tão preguiçosos como os outros e fazem tudo para facilitar a vida no dia-a-dia!
Para  acedermos a um Raspberry e inserir os comandos que vemos na Internet não precisamos de escrever no teclado local. Podemos fazer isso com um “copiar & colar”, a partir do nosso computador pessoal, usando para isso um protocolo de nome SSH. Aliás, podemos fazer tudo como se tivéssemos ligados directamente ao Raspberry desde que este esteja ligado pelo menos com o cabo de rede, no mesmo Router onde o nosso computador pessoal está ligado. A única informação que precisamos é de saber qual o IP do nosso Raspberry. Para isso basta ver no arranque do nosso Raspberry o IP:
raspberry_piNeste caso é o IP 192.168.1.15.

Também é possível ver com o comando ifconfig:
raspberry_pi1Neste caso é o IP 192.168.1.70

Assim, já temos como aceder ao nosso Raspberry. Vamos imaginar que o IP do nosso Raspberry é o 192.168.2.100 e que o utilizador é o “pi“.
Em Linux ou em OSX abrimos uma consola e escrevemos “ssh pi@192.168.2.100“. Se o sistema conseguir chegar ao nosso Raspberry, vai ser pedida a password (por defeito é Raspberry). E pronto, é como se estivéssemos ligados directamente no nosso Raspberry!

Em Windows podemos usar um programa muito simples mas poderoso, de nome Putty. O programa não exige instalação e é um só ficheiro.
putty-defaultNo hostname escrevemos o IP do nosso Raspberry e clicamos em Open. Abre-se uma janela de consola onde inserimos o utilizador e password. E pronto! Já podemos copiar os comandos dos milhares de projectos que há pela Internet para o nosso Raspberry, sem ter que os escrever. Para “colar” no Putty basta clicar com o botão direito do rato na consola.

Bons projectos! 🙂